Power B.I. - Cálculo de Venda Mesmas Lojas e Lojas Novas. Com Critério de Datas Variável

Com esse artigo vou mostrar a vocês como criar medidas de venda no Power B.I. usando filtros de mesmas lojas, lojas novas e lojas fechadas. Sendo que os critérios de mesmas lojas, respeitem o contexto das datas que são selecionadas no visual.

Bem, na verdade, não vou explicar exatamente o passo a passo aqui neste post. O passo a passo é explicado no vídeo que vou deixar referenciado aqui abaixo:





Ou se preferir pode clicar neste link para ser redirecionado ao you tube: Power B.I.: Cálculo de Vendas - Mesmas Lojas, Novas Lojas. Critério de Datas Variável.

De qualquer forma, este artigo serve como um complemento ao vídeo para algumas explicações gerais.

O vídeo é grande? Sim, eu sei. Deve ter um pouco mais de um Pirula e meio de duração. Mas peço que entendam um detalhe, ele trata de um projeto relativamente difícil, tenta demonstrar passo a passo os cálculos necessários.

Porém, ele parte de certos pressupostos. Pois explicar absolutamente tudo seria inviável, ao invés de 46 minutos, seria um curso completo. Os pressupostos são de que se vocês procuram um vídeo explicando um cálculo mais avançado como esse, então provavelmente já possuem familiaridade com:
  • A criação de visuais.
  • Com os tratamentos de dados no power query. 
  • Sabe o que são relacionamentos.
  • Entende o que são dimensões e tabelas fatos.
  • Você possui meios de pesquisar mais profundamente os conceitos e parâmetros das funções utilizados no vídeo, caso você ainda não as conheça.
Dito isso, gostaria de expor agora as considerações.

As medidas são todas particionadas (formatadas), utilizando as sugestões de formação de funções propostas por Marco Russo e Alberto Ferrari, em seu livro "The Definitive Guide To Dax" e em seu seu blog SQL BI, blog que recomendo profundamente, caso vocês queiram se aprofundar e masterizar a linguagem DAX. Por ser toda particionada, as funções e critérios utilizadas são altamente customizáveis, como demonstrado no próprio vídeo. Portanto, se o seu critério de mesmas lojas, ou novas lojas não é exatamente igual ao utilizado no vídeo, você pode customizar a solução apresentada com a sua expertise. 

Estou utilizado a versão do Power B.I. em Inglês, mas isso não interfere em nada na usabilidade caso vocês estejam usando a versão em Português Brasileiro.

Estou usando também a versão de escrita de funções cuja separação dos parâmetros é por vírgula e não ponto e vírgula. Mais uma vez, digo que não atrapalha em nada a usabilidade. É só substituir as virgulas das funções por ponto e virgula na hora de escrever. Sendo que, se vocês baixarem o arquivo .pbix usado no vídeo, se o seu Power B.I. Desktop estiver configurado para ponto e vírgula, você já irá abrir as medidas com a configuração da sua localidade, isto é, não terá que editar as medidas no arquivo, o Power B.I. já converte automaticamente.

No exemplo foi usado a base de dados Contoso, uma base muito conhecida pelos amantes do Power B.I., é uma base em SQL Server. Vocês não precisam ter o SQL Server para usar as medidas, você somente precisaria caso queiram alterar a base de dados. Resolvi usar essa base por ser bem completa e realista, pois a fato venda possui mais de 3.3 milhões de linhas.

De qualquer maneira, caso vocês queiram se aprofundar ainda mais, segue os links para baixar o SQL Server, O Manengement Studio e a Base Contoso bem como o arquivo .pbix

Agora sobre a medida "Vendas Critério", que como vocês verão no vídeo, é a base de tudo. Ela foi desenvolvida para ser simples e particionada, que como dito anteriormente, facilita a edição e customização. Ela ficaria um pouco mais simples se houvesse a possibilidade de criar uma condicional como o IF ou SWITCH que retorne tabelas, mas infelizmente, essas funções somente retornam valores escalares e não tabelas. Existe um sugestão no fórum do Ideas Power B.I. sugerindo a implantação de uma função que faça exatamente isso.

Porém é uma ideia tão específica, que somente pessoas que escrevem códigos mais complexos pensam nisso. Na data de escrita deste post, a ideia somente possui dois votos: do usuário que escreveu e o meu,
então se puderem, peço que se inscrevam no fórum do Ideas Power B.I. e votem nesta ideia. 

As ideias mais votadas neste fórum chamam a atenção dos desenvolvedores da Microsoft e podem entrar no radar de implantação. Segue o link da ideia.

bom isso é tudo que eu tinha de considerações sobre o vídeo. O áudio do vídeo poderia ser melhor, mas infelizmente, não possuo um microfone que proporcione uma qualidade de estúdio. Mas o áudio é bastante compreensível e limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Power B.I. - Cálculo de Venda Mesmas Lojas e Lojas Novas. Com Critério de Datas Variável

Com esse artigo vou mostrar a vocês como criar medidas de venda no Power B.I. usando filtros de mesmas lojas, lojas novas e lojas fechadas. ...